Vista embaçada: o que pode ser, causas, doenças e o que fazer.
Inúmeras doenças oftalmológicas ou condições são responsáveis pela vista embaçada, que por conta da perda da nitidez ocular causa dificuldade de enxergar e distinguir os objetos, exigindo que se force a visão.
Pacientes que apresentam tal sintoma, enxergam as coisas tal como se estivessem cobertas por uma névoa, que impossibilita a distinção de detalhes. Isso pode acontecer em um olho ou nos dois, exigindo uma investigação meticulosa quando gradual e persistente, ou repentina.
Ainda que a visão embaçada indique o desenvolvimento de miopia, por exemplo, pode estar relacionada a algo mais grave como catarata. Daí a importância de procurar um oftalmologista diante dos primeiros sintomas.
Saiba mais sobre as principais causas da vista embaçada e o que fazer!
Causas da visão embaçada
Seja em um olho ou nos dois, a vista embaçada indica que algo não vai bem. Quando a causa é cansaço visual, o repouso é suficiente para reestabelecer a nitidez, o mesmo acontece quando o desfoque é provocado por dores de cabeça.
Porém, o sintoma pode estar atrelado a um erro de refração cujas doenças mais comuns são a miopia, a hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Em casos mais graves, a vista embaçada é sintoma de doença ocular mais séria ou ainda de distúrbio neurológico.
Confira as principais causas da vista embaçada a seguir.
Catarata
Atrelada ao envelhecimento, a catarata é mais comum após os 50 anos, e causa a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Essa perda gradual, acarreta turvação da visão, que vai ficando escura até se atingir a cegueira total. A catarata pode ser revertida por cirurgia, que substitui o cristalino por uma lente artificial.
Diabete
A retinopatia pode acometer pacientes diabéticos do tipo 1 e 2, provocando o desgaste da retina danificando seus vasos sanguíneos. Como consequência, a vista fica embaçada, há dificuldade de ver durante a noite, e perda da visão central e/ou periférica, com visualização de pontos. O tratamento adequado da diabete, controlando a glicemia, consegue evitar o distúrbio.
Pressão alta ou baixa
Em casos de alta pressão arterial, a vista embaçada surge acompanhada de dores de cabeça, zumbidos no ouvido, falta de ar e dores no peito, sendo que os sintomas podem estar atrelados a uma crise aguda ou início de um AVC (Acidente Cardiovascular). Já se o quadro for de pressão baixa, a falta de nitidez na visão surge associada a tontura e fraqueza, causando desmaios.
Miopia, Hipermetropia ou Presbiopia
Estão entre as causas mais comuns da vista embaçada, e todas são decorrentes de problemas refrativos que são facilmente corrigidos por meio de lentes de contato, óculos de grau ou cirurgias a laser.
Além da visão embaçada, o paciente costuma sentir dores de cabeça, cansaço ocular, tonturas e dificuldade de concentração. A miopia, caracterizada pela dificuldade de enxergar com nitidez objetos distantes, costuma aparecer na infância ou adolescência.
A hipermetropia, cuja dificuldade de nitidez é para objetos a poucos centímetros de distância, é mais comum em crianças e adolescentes. Diferente da presbiopia, que apresenta os mesmos sintomas, porém é causada pelo envelhecimento, por isso comum em pessoas com mais de 40 anos.
Outra doença oftalmológica que provoca a vista embaçada é o astigmatismo, que desfoca a visão por conta de uma falha na curvatura do córneo ou cristalino. Seu desenvolvimento acontece em qualquer fase da vida e está relacionado a fatores genéticos, tal como a miopia e a hipermetropia.
Conjuntivite
A conjuntivite é conhecida por causar vermelhidão nos olhos, coceira, remelas e sensação de coceira. Porém, a infecção ocular provocada por vírus, bactéria ou fungo, também pode deixar a visão embaçada.
Descolamento da retina
Revestindo o fundo do globo ocular, a retina capta as imagens e as envia para o cérebro, graças a abundância de células nervosas que contém. Fatores como lesões, inflamações, diabete, miopia, idade, entre outros, podem causar o descolamento da retina, que além da vista embaçada, provoca perda da visão periférica, manchas escuras e moscas-volantes. A condição é corrigida por meio de cirurgia.
Glaucoma
Relacionado a fatores hereditários, inflamações e traumas oculares, o glaucoma é caracterizado por uma elevação da pressão intraocular que danifica o nervo óptico, levando a perda gradual da visão. A princípio não é sentido sintoma algum, apenas em estágio mais avançado percebe-se a vista turva. A consulta regular ao oftalmologista previne o glaucoma e outras das doenças oculares citadas anteriormente.
Afinal, o que fazer quando a vista fica embaçada?
Como vimos, a vista embaçada é um sintoma. Pode aparecer durante o desenvolvimento de alguma condição ou doença ocular, ou mesmo por conta de outros fatores não relacionados, diretamente, aos olhos.
Pessoas que trabalham de frente para o computador, costumam sentir com maior frequência cansaço nos olhos, acompanhado de dores de cabeça e visão turva ou embaçada. Reestabelecendo o sentido após longas horas longe de telas e/ou após descansar.
Porém, nem sempre a visão retoma a nitidez, tornando-se cada vez mais embaçada com o passar do tempo. Casos onde o embaçamento é persistente ou repentino, geralmente, apontam para a existência de alguma das doenças mencionadas, conforme os demais sintomas apresentados em conjunto.
Além de dificultar a visão e impedir que os objetos e pessoas sejam percebidos em sua riqueza de detalhes, a vista embaçada se diferencia da chamada visão turva, porque na segunda a imagem fica obscurecida e leitosa, sendo mais comum nos casos de catarata. A visão embaçada, é como uma névoa que desfoca a imagem, semelhante ao fenômeno que ocorre nos vidros quando a diferença de temperatura provoca um choque térmico.
Independente da condição em que ocorreu a visão embaçada, mesmo em casos de cansaço dos olhos, procurar um oftalmologista é a ação mais indicada. Afinal, a vista embaçada indica que algo não vai bem e precisa de atenção. A visita preventiva ao médico impossibilita que doenças avancem para quadros mais graves, pois são detectadas logo de início e tratadas com antecedência.
A Americas Oftalmocenter é composta por uma equipe de mais de 65 médicos especialistas. Já são mais de 500 mil pacientes atendidos, agende agora sua consulta.