Humor Vítreo: função, estrutura e doenças

O humor vítreo é uma substância mais importante do que você imagina para nossos olhos. Esse líquido gelatinoso é responsável por manter nossa retina no lugar e pelo formato arredondado de nossos olhos. Porém, com a idade, é comum que o corpo vítreo sofra alguma degeneração que pode causar bastante incômodo.

Hoje, conheceremos mais sobre o humor vítreo.

Boa leitura!

O que é Humor Vítreo?

O humor vítreo ou corpo vítreo é uma substância viscosa e gelatinosa, que se encontra entre o cristalino e a retina, composta por fibras, células e uma substância amorfa semilíquida. Incolor, o vítreo preenche um terço do olho e fica em contato direto com a retina, na porção posterior dos olhos.

É constituído de substâncias hidrossolúveis, proteína residual, ácido hialurônico, ácido ascórbico e láctico, glicose, lipídeos, albuminas, globulinas, aminoácidos e componentes inorgânicos. O humor vítreo é altamente resistente às mudanças bioquímicas da decomposição, o que o torna menos suscetível a contaminação bacteriana.

O corpo vítreo tem volume médio de 4 ml em cada olho. E ao nascermos sua consistência é mais densa, e vai se liquefazendo conforme os anos passam, motivo pelo qual doenças provocadas pelo deslocamento da retina são comuns na terceira idade.

Função do Humor Vítreo

Sob permanente pressão, o corpo vítreo é responsável por manter o formato esférico do olho e impedir o descolamento da retina, além de ajudar na clareza da visão. Previne a oxidação do cristalino e danos à retina, mantendo-a na posição correta. E, por ser completamente transparente, o vítreo facilita a passagem da luz em direção à retina.

Outra função do humor vítreo é prevenir lesões oculares, absorvendo o choque de qualquer distúrbio inesperado no olho, como uma pancada na cabeça. Por não conter vasos sanguíneos, é usado em análises para averiguar a presença de psicotrópicos no organismo ou para definir aspectos na avaliação post mortem.

Estrutura do Humor Vítreo

O humor vítreo é envolvido pela membrana vítrea ou hialoide, um fino tecido de colágeno que fica fixado no disco óptico. O córtex é a porção mais densa e periférica do vítreo, e o vítreo central fica no centro do globo ocular e corresponde a parte mais líquida do corpo vítreo.

Composto principalmente de água, esse gel transparente que forma o corpo vítreo também contém sais, açúcares, hialurônico, hialócitos, ácido ascórbico, vitrocina, colágeno tipo II, proteínas e fagócitos (células que protegem o local ingerindo as substâncias estranhas).

Doenças do Humor Vítreo

As doenças oculares que afetam o corpo vítreo costumam ser decorrentes da degeneração vítrea provocada pelo envelhecimento. Elas afetam o ácido hialurônico e proporcionam o aparecimento de vesículas líquidas no humor vítreo.

Geralmente, não danificam a visão do paciente que sofre, apenas, com pequenas manchas que acompanham o olhar, as famosas “moscas volantes”. A diminuição ou a perda da transparência, causando uma visão turva também está entre os sintomas relatados. Porém, o avanço do processo de degeneração vítrea pode provocar o surgimento de algumas das patologias que falaremos a seguir.

Descolamento do Vítreo

Quando o humor vítreo perde sua textura gelatinosa, se separa da retina, por ficar mais líquido, provocando o chamado descolamento do vítreo. Causado, principalmente, por conta do envelhecimento, daí ser comum em pessoas acima de 70 anos. Porém, situações como miopia, traumas oculares, cirurgias intraoculares, inflamações ou infecções intraoculares, também estão entre as principais causas da doença.

Em alguns casos o descolamento do vítreo não interfere na visão, mas pode provocar o aparecimento de “moscas volantes” (pequenas manchas que se movimentam com os olhos), a sensação de peso nos olhos, visão turva e aparecimento ocasional de flashes de luz, na visão periférica.

As “moscas volantes” também surgem em casos de descolamento posterior do vítreo, onde a membrana hialoide descola da retina, devido a um processo degenerativo. As manchas são provocadas pela opacidade do hialoide que está flutuando em frente a retina. Em casos mais graves, a pessoa tem dificuldade para enxergar e precisa ser submetida à cirurgia para remoção da opacidade, a vitrectomia.

Casos persistentes exigem a realização da vitrectomia, onde o humor vítreo é removido e substituído cirurgicamente. Porém, se não houver lesões na retina não é preciso iniciar qualquer tipo de tratamento, visto que o organismo se adapta aos sintomas visuais e com o tempo as “moscas volantes” desaparecem.

Hemorragia Vítrea

Também chamada de hemovítreo, a doença é caracterizada pelo vazamento de sangue para dentro do humor vítreo. Apesar do paciente não sentir dor, sua visão fica turva, enxerga “moscas volantes”, tem fotofobia e fotópsias, percepção de sombras ou teias e diminuição da acuidade visual.

Situações de hemorragia vítrea podem ter como causa o descolamento posterior do vítreo, trauma ocular, degeneração macular e retinopatia, que provocam o crescimento anormal dos vasos sanguíneos dentro do olho.

O mapeamento da retina detecta a patologia e o ultrassom pode ajudar na avaliação do quadro. Através do exame fundoscópio é possível visualizar a hemorragia. O tratamento varia conforme a severidade do caso, onde a cirurgia de vitrectomia pode ser necessária, ou ainda, a fotocoagulação laser, em casos de retinopatias proliferativas ou rasgaduras de retina. Para situações mais simples, a resolução da hemorragia ocorre de modo espontâneo.

Sínquise Cintilante

Essa patologia degenerativa é causada pelo acúmulo de cristais de colesterol na parte mais líquida do humor vítreo. Conhecida como sínquise cintilante ou colesterolosis bulbi é mais comum na terceira idade.

Geralmente assintomática, em alguns casos o paciente observa “moscas volantes”. O descolamento da retina aumenta as chances de desenvolver a patologia, bem como traumas oculares, retinopatia diabética, hemorragia vítrea e uveíte crônica.

A biópsia vítrea é empregada para confirmar a identificação de cristais de colesterol, após sua constatação por meio do exame conhecido como lâmpada de fenda. Casos mais simples não exigem tratamento, já que a patologia não causa prejuízo a visão. Se a situação for mais grave a cirurgia é indicada.

Hialose Asteroíde

Mais frequente após os 60 anos, a hialose asteroide ou Doença de Benson ocorre quando partículas branca-amarelada, formadas principalmente por fosfato e cálcio, se ligam as estruturas de colágeno do humor vítreo. Ainda que benigna, em casos raros afeta a acuidade visual.

A presença de várias partículas opacas brancas ou amareladas, lembrando o céu noturno estrelado, indica a presença da doença. Casos mais graves exigem intervenção cirúrgica por meio da vitrectomia, por exemplo, quando a visão é afetada. Mas, normalmente, nenhum tratamento é necessário.

Persistência da Vasculatura Fetal

Resultado de má formação ocular, essa doença benigna, que era conhecida como vítreo primário hiperplásico persistente, é caracterizada pela não regressão dos vasos sanguíneos embrionários. Isso causa o desenvolvimento anormal do cristalino e alterações na retina e no globo ocular. Assim como nas doenças anteriores, a cirurgia de vitrectomia é indicada para corrigir a visão e tratar as complicações.

Como prevenir as doenças do Humor Vítreo?

A prevenção de qualquer doença e degeneração vítrea depende de consultas regulares ao médico oftalmologista. Por serem, algumas dessas doenças, assintomáticas, a avaliação rotineira da visão aumenta as chances de detecção da patologia, ainda no início, para que o devido tratamento seja iniciado.

O Humor vítreo pode ser trocado?

Sim, quem sofre com alguma complicação no humor vítreo, ruptura ou descolamento da retina, hemorragia vítrea ou buraco macular, precisa fazer a vitrectomia, onde o humor vítreo é substituído por óleo de silicone ou substância sintética semelhante ao vítreo.

A remoção do humor vítreo é feita usando um vitreófago e todo o procedimento exige muita cautela.

A substituição pelo BSS, substância líquida composta de água e sais minerais, é o procedimento mais comum. Visto que, ao usar o óleo de silicone, um novo procedimento pode ser exigido, tempo depois, para retirá-lo. Outra opção, é trocar o humor vítreo por gás, o SF6 ou o C3F8, que desaparece em 60 dias.

Quando realizada com aparelhos modernos, a vitrectomia dispensa suturas. E desde que bem executada e que todos os cuidados prévios tenham sido tomados, os riscos do procedimento são pequenos.

Diferença entre Humor Aquoso e Humor Vítreo

A diferença é que o corpo vítreo é gelatinoso e incolor, e fica entre a retina e o cristalino. E o humor aquoso já tem a consistência mais parecida com o plasma do sangue, também é incolor e circula entre o cristalino e a córnea.

A principal função do humor vítreo é manter a estrutura esférica do olho e evitar que a retina se desloque. Já o humor aquoso é produzido durante os processos ciliares, onde tem como função nutrir a córnea e o cristalino, e regular a pressão interna do olho.

Ainda que algumas pessoas confundam, humor aquoso e humor vítreo são substâncias diferentes que exercem funções diversas no sistema ocular.

 

Como limpar o Humor Vítreo?

A limpeza do corpo vítreo é realizada através da vitrectomia. O procedimento cirúrgico remove o humor vítreo usando um aparelho chamado vitreófago. E então o substitui por uma solução líquida, a BSS, cuja composição é semelhante à do vítreo, água e sais minerais. É possível também usar óleo de silicone como substituto.

A Americas Oftalmo Center é referência em saúde dos olhos. Conheça nossos serviços.

Acesso rápido

< Voltar

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados