Tirar a Carteira Nacional de Habilitação – a famosa CNH – é um dos grandes sonhos de muitas pessoas. O teste de visão para a CNH é um dos testes realizados durante a avaliação de aptidão física e mental por um médico perito examinador (não precisa ser oftalmologista), numa clínica conveniada ao Detran. A deficiência visual é uma das causas de reprovação durante a aquisição da CNH.
A quantidade de visão central e visão periférica exigida no teste de visão do Detran varia de acordo com a categoria da CNH. Saiba aqui quais são as exigências no exame de vista do Detran.
Categoria A e B é exigido visão central igual ou melhor do que 20/40 (equivale a 50%) e visão periférica de 60º nos dois olhos, ou visão central 20/30 (equivale a 66%) e visão periférica de 120º. no melhor olho. Com ou sem lentes corretoras.
Categoria C, D e E é exigido visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivale a 66%) e visão periférica de 120º. em ambos os olhos ou visão central melhor ou igual a 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho e visão central melhor ou igual a 20/40 (equivale a 50%) no pior olho, obedecendo a exigência de visão central mínima igual ou melhor do que 20/25 (equivale a 80%) e visão periférica de 120o em ambos os olhos. Com ou sem lentes corretoras. Nesta categoria não é aceito candidato com visão monocular e nem portador de estrabismo.
Para todas as categorias os candidatos deverão realizar o teste de limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento. Deverão apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto.
Só enxergo de um olho, posso tirar carteira de motorista?
Para as categorias profissionais (C, D, E) ou com atividade remunerada não é aceito o candidato com “visão monocular” (visão boa em um olho só), mas a Lei monocular garante este direito aos candidatos para categorias A e B cumprindo as seguintes exigências: visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho e pelo menos percepção luminosa no outro, visão periférica de 60º em ambos os olhos ou 120º no melhor olho. Caso um dos olhos não tenha percepção luminosa (PL) a visão central deverá ser de 20/30 (equivale a 66%) ou melhor no olho que enxerga e visão periférica de 120º., e só depois de 90 dias da perda da visão.
Sou daltônico, posso tirar carteira de motorista?
Desde 2012 pacientes daltônicos estão aptos a qualquer categoria de CNH desde que saibam identificar a posição das luzes no semáforo (verde, amarelo e vermelho) e cumpram as exigências de acuidade visual e visão periférica para cada categoria.
Sou estrábico (vesgo), posso tirar carteira de motorista?
Portadores de estrabismo estão aptos para categorias A e B cumprindo as seguintes exigências: Visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho, visão periférica igual ou maior que 120º. em pelo menos um dos olhos.
Entenda porque o paciente monocular ou estrábico só poderá tirar carteira com categorias A e B: Pelo fato de um dos olhos não ter visão nenhuma ou não ter visão boa levando ao comprometimento da noção de profundidade (estereopsia) ou visão tridimensional e trazer risco para o paciente, outros condutores e aos pedestres. Isso limita o tipo de veículo que poderá ser conduzido.
Até 2008 as restrições da CNH vinham escritas por extenso, mas uma nova lei a partir deste ano implantou os códigos para que somente os policiais e agentes fiscalizadores pudessem entendê-los evitando constrangimentos e quebra de sigilo médico. A restrição para uso de lentes corretoras é representada pela letra A.
O condutor portador de restrição visual para uso de lentes corretoras poderá usar óculos ou lentes de contato.
Seguem aqui algumas dicas importantes para os condutores:
- Para condutores com diminuição de sensibilidade ao contraste prefira óculos com lentes fotocromáticas a óculos com lentes solares que podem piorar esta deficiência.
- Para condutores que têm dificuldade nos horários de lusco-fusco, crepúsculo ou anoitecer as lentes de cor âmbar são benéficas.
- Para condutores com dificuldade de dirigir a noite pelo ofuscamento dos faróis as lentes de coloração amarela (night drive) são excelentes.
O prazo de validade da CNH é de acordo com a faixa etária e restrições dos condutores. Até 65 anos de idade e com boa aptidão física e mental o prazo de validade é de 5 anos, após 65 anos anos este prazo reduz para 3 anos, caso o condutor apresente boa aptidão física e mental. Mas o médico perito poderá reduzir este prazo caso o candidato não apresente boa aptidão física e mental em qualquer idade.
Como o exame de vista do detran não é completo e nem feito em clínica oftalmológica é recomendado que mantenha seu exame oftalmológico e dia mesmo que seu prazo de validade seja de 5 anos, assim não será surpreendido com uma doença ocular que o incapacitará de renovar sua CNH.
A Americas Oftalmocenter atende pacientes de todas as idades em suas consultas oftalmológicas. Em seu site, Americas Oftalmo Center , explica detalhadamente sobre especialiaddes da oftalmologia, como catarata, lentes de contato, ceratocono, cirurgia refrativa, glaucoma, estrabismo, pediatria e retina. Realiza exames oftalmológicos como Tomografia de Coerencia Optica OCT, ceratoscopia computadorizada, campo visual computadorizado, tonometria de aplanação, fundoscopia, ecobiometria ou biometria ultrassônica, mapeamento de retina, fotocoagulação, YAG Laser, Microscopia Especular da Córnea, Fundo de Olho, Potencial de Acuidade Macular PAM, Retinografia, entre outros. Agende sua consulta através do link clicando aqui.