Olhos Amarelados, O Que Pode Significar?

Normalmente, os olhos amarelados surgem pelo acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, o que pode indicar problemas no fígado, vesícula biliar ou no pâncreas, como cirrose, pedra na vesícula ou pancreatite, por exemplo.

Conheça agora as doenças que podem deixar os olhos amarelados e saiba o que fazer com o surgimento dessa alteração.

12 doenças que deixam os olhos amarelados

Veja as principais doenças que causam o amarelamento dos olhos:

 

1. Anemia hemolítica

A anemia hemolítica é uma doença autoimune onde o sistema imunológico produz anticorpos que destroem células vermelhas do sangue, liberando a bilirrubina na corrente sanguínea, causando o amarelado dos olhos, cansaço excessivo, inchaço na barriga e dor no peito.

Tratamento: O tratamento pode ser feito por meio do uso de corticoides ou remédios imunossupressores. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia onde parte do baço é removida.

2. Cirrose

A cirrose ocorre quando o álcool, gordura no fígado ou hepatite causam a destruição das células hepáticas e ocorre a substituição por um tecido fibroso, o que dificulta o trabalho do fígado, podendo causar olhos amarelados e urina escura.

Tratamento: Para tratar a cirrose, é necessário suspender a ingestão de bebidas alcoólicas, além de aderir uma dieta de baixa gordura. Também pode ser feito o uso de medicamentos diuréticos para reduzir o inchaço no corpo. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer um transplante de fígado.

3. Hepatite

A hepatite é uma inflamação que ocorre no fígado causada pelo vírus da hepatite A, B e C, ou pelo uso de medicamentos, alterando o funcionamento do fígado e dificultando o transporte da bilirrubina para os ductos biliares. Isso leva ao amarelamento da pele e dos olhos.

Tratamento: O primeiro passo é fazer exames de sangue para avaliar a quantidade de bilirrubina no sangue, buscando identificar o tipo de vírus para então iniciar o tratamento mais adequado, como repouso ou uso de medicamentos como interferon, adefovir e entecavir.

4. Câncer de pâncreas e pancreatite

O câncer de pâncreas, em seu estágio mais avançado, pode ser notado através de sinais como olhos amarelados, perda de peso e aumento do abdômen.

A pancreatite é uma inflamação que acontece no pâncreas, podendo causar olhos amarelados, dor intensa do lado esquerdo da barriga e costas.

Tratamento: O tratamento pode ser feito através da aplicação de soro na veia e de remédios analgésicos para amenizar as dores. Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia. Além disso, é essencial fazer uma dieta, evitando alimentos gordurosos.

5. Talassemia

A Talassemia é uma doença hereditária, responsável por tornar a produção de hemoglobina insuficiente, podendo causar o surgimento de anemia. Os principais sintomas são anemia, falta de ar, palidez e fadiga.

Tratamento: Em casos mais avançados da doença, pode ser necessário fazer transfusões de sangue e terapias para retirada de ferro do organismo, ou até mesmo transplante de células-tronco.

6. Insuficiência hepática

A insuficiência hepática ocorre quando há lesões no fígado, impedindo seu bom funcionamento. Tem como principais sintomas o cansaço, vômitos, fezes com sangue e inchaço na região abdominal.

Tratamento: É necessário diminuir a pressão sobre o fígado. Para isso, o paciente é submetido a uma dieta com restrições alimentares. O transplante de fígado pode ser indicado.

7. Pedras na vesícula

A pedra na vesícula acontece quando uma pequena pedra é formada, bloqueando os ductos da vesícula biliar, impedindo a saída da bilirrubina para o intestino.

Tratamento: É necessário fazer exame de sangue e de imagem, como ultrassom, ressonância magnética, cintilografia ou tomografia. O intuito é verificar o tamanho e a quantidade de pedras na vesícula. Através disso, é possível iniciar o tratamento que pode ser feito com o uso do remédio Ursodiol para auxiliar a pedra a diluir. Em casos mais graves, onde a pedra é grande, pode ser necessário fazer uma cirurgia para retirar a vesícula biliar. 

8. Icterícia em recém-nascidos

A icterícia em recém-nascidos pode surgir nos primeiros dias após o nascimento e sumir após duas semanas naturalmente. Os bebês produzem mais bilirrubina, substância que provoca a icterícia quando encontrada em excesso no organismo.

Tratamento: Em casos onde há dificuldades na amamentação, pode ser necessário o uso de uma bomba para ajudar no processo, e em alguns casos é necessário fototerapia ou até transfusão de sangue.

9. Malária

A malária é uma doença infecciosa causada pelo mosquito Anopheles que atinge a corrente sanguínea, causando o rompimento dos glóbulos vermelhos do sangue, liberando bilirrubina na corrente sanguínea. Ela provoca o surgimento de sintomas como olhos amarelados.

Tratamento: O tratamento deve ser feito com o uso de remédios antimaláricos como cloroquina, primaquina ou mefloquina, por exemplo. 

10. Pinguécula

A pinguécula é a degeneração da conjuntiva do olho que acontece através do crescimento do tecido constituído por proteínas, gordura e cálcio, causando olho amarelado.

Tratamento: O tratamento pode ser feito através do uso de colírios e pomadas oculares. Em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia. 

11. Câncer de fígado

O câncer de fígado é um tumor maligno que tem entre seus sintomas pele e olhos amarelados.

Tratamento: O tratamento pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia ou transplante de fígado.

 

O que fazer ao notar que os olhos estão amarelados?

Existem diversas doenças que provocam os olhos amarelados. Por isso, é necessário manter um acompanhamento médico para realizar o diagnóstico precoce e encontrar o tratamento ideal da doença.

Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais para encontrar mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram e YouTube.

Acesso rápido

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados