Miopia
A Miopia é uma ametropia que compromete a visão de longe. Esta deficiência visual é causada pela distância aumentada entre o ponto focal e a retina, e isso ocorre, na maioria das vezes, porque o olho é maior do que o tamanho normal. A imagem é formada antes da retina.
A miopia aparece na infância (normalmente) e pode aumentar progressivamente até o início da idade adulta, quando estaciona, na maioria dos casos. Este aumento pode ser associado ao crescimento do globo ocular.
A correção pode ser feita através do uso de óculos com lentes divergentes, lentes de contato, cirurgias a laser, implantes intra oculares com ou sem remoção do cristalino.
Hipermetropia
A Hipermetropia é uma ametropia que compromete, principalmente, a visão de perto. Se o grau for alto, o olho perde a capacidade de acomodação para longe também. Este erro refracional ocorre porque o olho é menor do que o tamanho normal, por isso a imagem é formada após a retina. A maioria das crianças apresenta hipermetropia, porque seus olhos são pequenos. Elas têm um maior poder de acomodação do que os adultos, por este motivo suportam graus muito mais elevados de hipermetropia.
Com o crescimento do olho, geralmente o grau do hipermétrope diminui, e é comum essas pessoas dizerem que usavam óculos na infância, mas deixaram de usar na idade adulta.
A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento por volta dos 2 anos de idade.
A correção pode ser feita através do uso de óculos com lentes convergentes, lentes de contato, cirurgias a laser, implantes intra-oculares (facorrefrativa).
Astigmatismo
O Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Essa irregularidade faz com que a luz se disperse por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Esta ametropia compromete tanto a visão de perto quanto a visão de longe.
O astigmatismo pode estar associado à miopia ou a hipermetropia. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de óculos (lentes cilíndricas) ou com lentes de contato gelatinosas tóricas ou lentes de contato rígidas.
Podem, ainda, após avaliação oftalmológica criteriosa, optarem pelo tratamento cirúrgico a laser ou pela Facorrefrativa com implante intra ocular de lentes tóricas.