A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Porém, normalmente não dão aos olhos todo o cuidado necessário. Isso faz com que cada vez mais o número de doenças oculares cresça em todo o mundo. Continue a leitura para descobrir quais são as mais comuns nos brasileiros.
O que são doenças oculares?
A visão é responsável por 85% das informações processadas pelo cérebro. As doenças oculares são problemas oftalmológicos que podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até por maus hábitos, podendo levar à cegueira em casos mais graves.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas possuem alguma doença ocular, sendo que entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados, com possibilidade de tratamento. No Brasil, o Censo Demográfico (IBGE 2010) verificou cerca de 35 milhões de pessoas com algum problema visual.
Principais sintomas das doenças oculares
Os principais sintomas das doenças oculares são:
- Visão embaçada;
- Olhos vermelhos;
- Tremor nos olhos;
- Olhos lacrimejando;
- Dificuldades de se adaptar à luz.
Alguns sintomas nem sempre estão relacionados a problemas de visão. Porém, no caso de algum desconforto, é importante procurar ajuda médica, prevenindo possíveis complicações.
As doenças oculares mais comuns nos brasileiros
Dentre as doenças oculares, as mais comuns entre os brasileiros são:
1. Catarata
É caracterizada pela opacidade do cristalino, levando à diminuição da capacidade de enxergar. A catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, tendo em seus principais pacientes a população idosa.
O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito através de cirurgia.
2. Glaucoma
O glaucoma é causado pela lesão do nervo óptico. A doença geralmente está associada ao aumento da pressão intraocular, que pode levar a perda progressiva do campo visual.
O tratamento pode ser feito com o uso de colírios que diminuem a pressão intraocular. É uma doença silenciosa, podendo levar a cegueira sem demonstrar grandes sinais.
3. Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho. Pode ser infecciosa, alérgica e química. Os principais indícios da doença são: vermelhidão, secreção e inchaço das pálpebras, podendo ocorrer em qualquer idade.
O tratamento é feito por meio do uso de colírios, que podem variar dependendo do tipo de infecção. Por isso, é importante consultar um oftalmologista para um melhor diagnóstico e tratamento.
4. Retinopatia diabética
A retinopatia diabética atinge a retina de pacientes diabéticos, acarretando na diminuição da visão quando o nível de glicose fica elevado por muito tempo.
O tratamento contempla o controle da diabetes por meio da alimentação, atividades físicas e o uso correto de medicamentos indicados por um médico.
5. Degeneração macular relacionada à idade
É uma doença que ocorre na mácula, área responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central.
A doença tem se tornado cada vez mais frequente devido ao envelhecimento da população. O tratamento exige do paciente mudar alguns hábitos, isso inclui: parar de fumar, se proteger do sol e manter uma dieta balanceada.
6. Erros de refração
A refração acontece quando uma incidência luminosa atravessa o globo ocular, formando a imagem na retina. Quando os feixes de luz são desviados e chegam desfocados, é chamado de erro de refração.
Entre os mais comuns estão:
- Miopia: Quando os olhos possuem a capacidade de enxergar objetos que estão perto, mas não são capazes de ver com clareza os objetos de longe;
- Hipermetropia: Quando há dificuldade para que o cristalino focalize os objetos próximos ao olho, na retina;
- Astigmatismo: Quando a imagem é formada em planos diferentes, o que ocasiona em uma distorção;
- Presbiopia: Popularmente conhecida como “vista cansada”, ocorre normalmente após os 40 anos, criando dificuldade para enxergar de perto e de longe.
Hábitos para prevenir as doenças na vista
Existem diversos cuidados que podem ser tomados para proteger a visão e prevenir possíveis doenças oculares, como:
- Ter cuidado com o sol, usando óculos escuros para reduzir a exposição dos olhos a radiação ultravioleta;
- Evitar o uso excessivo de telas de TV, computador e smartphone, que pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono;
- Evitar coçar os olhos, podendo causar irritações, lesões oculares e problemas na córnea;
- Evitar a automedicação;
- Dormir ao menos 8 horas por dia, evitando irritação nos olhos e cansaço visual;
- Manter uma dieta balanceada, rica e diversificada, incluindo vegetais, legumes, peixes, sementes e suplementos vitamínicos benéficos para o funcionamento da retina.
Procure ajuda médica caso perceba algum sinal de problemas na vista. O diagnóstico precoce evita complicações e possibilita um tratamento mais efetivo. Para isso, busque manter um acompanhamento médico com consultas regulares para avaliar a saúde ocular.
Como tratar doenças oculares?
As doenças oculares precisam ser tratadas por profissionais qualificados para isso, os oftalmologistas.
Cada doença possui um diagnóstico e tratamento específico. Por isso, busque ajuda médica e cuide da sua saúde ocular.
Se você está a procura de uma clínica especializada em olhos no Rio de Janeiro, clique aqui e agende a sua consulta na Americas Oftalmocenter.