A conjuntivite em bebe é uma doença que pode acontecer com a mesma facilidade com a qual ocorre em crianças e adultos, mas no caso dos pequenos, é preciso ter muito mais cuidado para que a doença (que parece simples à primeira vista) não evolua para um quadro mais complicado.
Tipos de conjuntivite no bebê
Mesmo em recém-nascidos ou bebês, a conjuntivite consiste na infecção da conjuntiva e pode ser de três tipos diferentes: conjuntivite alérgica, conjuntivite infecciosa e a conjuntivite neonatal.
A conjuntivite infecciosa é causada por um vírus ou bactéria, ou seja, pode ser viral ou bacteriana, enquanto que a conjuntivite alérgica é causada pelo contato do bebê com alguma substância que desencadeou o quadro de conjuntivite. Já a conjuntivite neonatal é causada pelo contato do recém-nascido com secreções vaginais da mãe na hora do parto e pode ocorrer durante o primeiro mês de vida do bebê.
Sintomas de conjuntivite em bebe
O bebê com conjuntivite, independentemente do tipo descrito acima, apresenta os seguintes sintomas:
- Lacrimejamento e secreção (remela, que pode ser branca ou amarelada e mais espessa)
- Irritação e vermelhidão nos olhos
- Inchaço das pálpebras e da região dos olhos
- Hipersensibilidade à luz
- Coceira
- Choro e desconforto para o bebê (devido ao incômodo e a dor causados pela doença)
Sendo assim, se você perceber qualquer um desses sintomas – ou mais de um deles – o seu bebê pode estar com conjuntivite e você deve procurar um oftalmologista para diagnosticar qual o tipo de conjuntivite ele contraiu e assim poder passar o tratamento indicado para esse caso específico. Portanto, fique atento a sinais como bebe com olho remelando e inchado ou irritação nos olhos do bebê, pois isso pode significar que ele está com conjuntivite.
Caso o diagnóstico seja de algum tipo de conjuntivite infecciosa, é preciso que você (pai ou mãe) dê uma atenção mais especial durante o tratamento, visto que as chances de contaminação são bastante altas pois ela acontece pelo contato direto do bebê com objetos, secreções e superfícies contaminadas com o vírus ou com a bactéria, especialmente se a criança já frequentar creches e outros lugares com mais aglomeração de pessoas.
Nesse caso, medidas de cuidados com a higiene são fundamentais para minimizar as chances de contaminação de outras pessoas. Por isso, sempre lave e higienize (com álcool em gel) muito bem as mãos quando for limpar os olhos do seu bebê e também procure manter as toalhas e roupas de cama do bebê separadas e limpas. Assim, você consegue diminuir as chances de contaminação de outros membros da casa.
Procure um oftalmologista para o tratamento
O tratamento da conjuntivite em bebês (recém-nascidos ou não) vai depender diretamente do tipo de conjuntivite que ele está. Por isso, é extremamente importante procurar um oftalmologista quando você perceber alguns sintomas da doença para que o diagnóstico seja preciso e o problema seja facilmente resolvido e em hipótese alguma utilize algum tipo de medicamento sem ter o diagnóstico feito por um oftalmologista, pois você pode acabar agravando o quadro da doença no bebê, dificultando o tratamento.
Aqui na Americas Oftalmocenter temos atendimento para emergência e oftalmopediatria. Agende agora sua consulta.