Sintomas da catarata: quais são e como prevenir

A Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. Por ser uma doença que  evolui de forma gradual, os pacientes só buscam um profissional quando o estágio já está muito avançado, o que torna o tratamento mais difícil. Contudo, alguns sintomas podem ser perceptíveis e auxiliar no tratamento precoce.

Neste artigo, vamos mostrar os diferentes tipos de catarata e seus principais sintomas. Confira!

O que é catarata?

A catarata é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino,  tornando-o opaco e deixando a visão turva. 

O cristalino é a lente natural do olho responsável pela formação de imagens na retina, permitindo o foco dos objetos. Qualquer alteração nele irá influenciar na forma com que as imagens serão formadas na retina, impactando diretamente na visão.

Ou seja, quanto maior a opacidade do cristalino maiores são os danos na visão, o que pode levar à cegueira em casos mais graves.

Quais são os tipos de catarata?

Existem diferentes tipos de catarata, cada um com suas particularidades. Veja a seguir:

Catarata congênita

Na Catarata congênita, a doença pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver durante o primeiro ano de vida por conta da má formação do cristalino, consequência de alguma doença desenvolvida pela mãe na gestação ou pelo consumo de álcool e drogas durante esse período.

Catarata senil

Doença comum em idosos, a catarata senil se desenvolve por conta do envelhecimento.

Catarata secundária

A Catarata secundária é desenvolvida a partir de outras doenças, como glaucoma, diabetes ou pelo uso de esteróides.

Catarata traumática

A Catarata traumática é quando a doença é causada por lesões nos olhos. Por isso, toda lesão ocular deve ser examinada por um médico oftalmologista. Aqui, acidentes de trabalho com objetos cortantes são preocupantes e precisam ser evitados com os equipamentos de segurança necessários.

Catarata de radiação

A catarata de radiação ocorre a partir do contato com altos níveis de radiação. Pacientes que passam por um longo tratamento de câncer estão mais propícios a   desenvolverem esse tipo de catarata.

Principais sintomas da catarata

A catarata é uma doença progressiva e pode demorar a aparecer seus sintomas, como já abordado na introdução. Na maioria dos casos, ela surge nos dois olhos, mas em casos mais raros pode acontecer de um olho ser mais atingido pela doença que o outro.

Os principais sintomas da catarata são:

1. Visão turva

A visão turva é um dos sintomas mais comuns. Ocorre pela opacidade do cristalino, que é responsável pela visão, dificultando enxergar com clareza e nitidez.

2. Dificuldade de enxergar em baixa luz

A catarata dificulta a realização de atividades à noite ou em baixa luz. Isso porque a visão está comprometida e sensível à entrada de altas luzes, tornando difíceis atividades simples como dirigir a noite, por exemplo.

3. Dificuldade em realizar atividades diárias

Um dos sintomas que mais dificulta o dia a dia do paciente é a vista cansada e a dificuldade de realizar tarefas simples do dia a dia, como ler e utilizar computadores ou smartphones.

4. Alteração da cor do olho

É comum que haja alteração na cor dos olhos do paciente e à medida que a doença avança, isso se torna ainda mais perceptível.

5. Alteração na percepção das cores

Com a visão comprometida, o paciente pode ter dificuldade de distinguir corretamente as cores, confundindo sua percepção.

Catarata tem cura?

Catarata não tem cura, mas não entre em desespero! Existe tratamento. A cirurgia é a forma mais eficaz de tratar a visão do paciente. Trata-se de um procedimento simples, porém delicado, onde o cristalino é removido e substituído por uma lente que irá exercer seu papel.

Após a cirurgia, não é necessário internação. A recuperação é rápida e tranquila. Durante o pós-operatório, a visão retorna de forma progressiva, mas o paciente nota a diferença de forma imediata.

Você pode conferir mais informações sobre a cirurgia de Catarata neste artigo.

Ao sentir alguns dos sintomas citados, procure um oftalmologista com urgência para ter um diagnóstico e tratamento adequado a sua necessidade. Isso irá evitar o avanço da doença. 

Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais para aprender mais sobre: Facebook, Instagram e YouTube.

Acesso rápido

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados