Barra da Tijuca: Conheça a história do bairro carioca

Você mora na Barra da Tijuca ou já veio visitar o bairro carioca para “turistar” um pouco? Dono da maior faixa litoral da cidade do Rio de Janeiro e de diversas atrações para todos os públicos, o bairro possui uma história que talvez você nunca tenha ouvido falar sobre. A Americas Oftalmocenter também é cultura! Por isso, esse é o tema do nosso artigo de hoje: “Barra da Tijuca: Conheça a história do bairro carioca”.

Você sabia que o bairro originalmente era um imenso areal e que já foi considerado como o “Sertão Carioca”? Parece meio contraditório com o que vemos hoje, não é? Nem sempre ele foi tão ocupado como atualmente. Continue acompanhando e descubra mais sobre como o bairro surgiu!

Como tudo começou?

A região que atualmente se encontra a Barra da Tijuca foi doada a religiosos beneditinos no ano de 1667. Esses religiosos já haviam implantado engenhos em outros bairros como Camorim, Vargem Grande e Vargem Pequena. Muitos anos depois, em 1900, as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a Empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A. (ESTA). 

Esses foram um dos reais motivos do porquê o bairro demorou tanto tempo para crescer, afinal, eram muitas terras para poucos donos. Além disso, a região era de difícil acesso, o que também era um fator negativo.

O início da ocupação da Barra da Tijuca

Antigamente, uma cidade costumava ser ocupada após a construção de bondes e trens. Com a Barra da Tijuca foi diferente! Foi com a implantação de estradas que o processo de ocupação se iniciou (Bandeirantes, Joá, Furnas, Canoas, Gávea, etc.). 

Apesar de alguns loteamentos terem sido implantados em 1929 (ex.: Jardim Oceânico e Tijucamar), a grande ocupação do bairro se deu a partir dos anos 1960 e início de 1970. Nessa época, havia uma intensa especulação imobiliária, o que fez o governador do Estado da Guanabara (Francisco Negrão de Lima)  a convidar Lúcio Costa para elaborar um plano para a Barra, o mesmo urbanista do plano piloto da cidade de Brasília.

O plano piloto da Barra da Tijuca abrangia uma área de 120 quilômetros quadrados e seguia a inspiração racionalista, sempre com grandes avenidas e espaços abertos. Ele trouxe um novo modelo urbanístico para a cidade, com o intuito de conter a ocupação desordenada que já havia se iniciado. 

O plano partiu de um grande eixo que corta todo o bairro, conhecido atualmente como Avenida das Américas, mas que na época era Rodovia BR-101. A ideia principal era manter uma via expressa, que não houvesse sinais de trânsito e nem cruzamentos, o que não aconteceu. 

Ao final da década de 1960, a Autoestrada Lagoa-Barra foi construída, facilitando o desenvolvimento e crescimento do bairro. Isso porque o tempo de transporte vindo da Zona Sul diminuiu bastante. Após isso, os grandes condomínios fechados começaram a ser construídos, como o Novo Leblon.

Durante a década de 1990, a Linha Amarela foi criada, via expressa que liga a Barra da Tijuca até a Ilha do Fundão. Esse foi um grande marco que também fez a ocupação do bairro se intensificar, até mesmo de maneira desordenada.

A Barra da Tijuca de hoje

Não há dúvidas que atualmente a Barra da Tijuca é uma das regiões do Rio de Janeiro mais expressivas economicamente. Além disso, ela continua crescendo cada dia mais. Muitas empresas se instalaram no bairro e continuam se instalando. 

Atualmente, toda a região é dividida em alguns bairros: Joá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Itanhangá, Camorim e Recreio dos Bandeirantes. Não podemos esquecer também que a Barra atrai turistas de todo o mundo. Sua beleza natural atrai e encanta muitas pessoas. 

Gostou de conhecer um pouco mais da história por trás da atual Barra da Tijuca? É um bairro incrível, não é mesmo? Além do mais, é o bairro onde você pode encontrar uma clínica da Americas Oftalmocenter. A nossa clínica oftalmológica tem como propósito atender os pacientes de maneira qualificada, com alta tecnologia e rapidez nos processos de diagnósticos, exames e cirurgias. 

Se você está em busca de uma clínica para tratar os seus olhos, entre em contato conosco e conheça um pouco mais da nossa equipe. É só clicar aqui!

Acesso rápido

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados