Facoemulsificação

uma imagem sobre facoemulsificação

O QUE É FACOEMULSIFICAÇÃO?

A facoemulsificação é o método de cirurgia de catarata em que uma incisão da córnea de cerca de 3 mm é feita para fragmentar e aspirar a lente doente, o que causa dificuldades em ver o paciente com catarata. Uma vez que a lente foi removida, uma nova lente intra-ocular é implantada, o que o tornará mais claro e sem esticar o olho. O instrumento utilizado para emulsionar a lente, isto é, microfragmento, pode ser comparado com uma caneta devido à sua espessura e com a ponta emite ondas de ultra-som emulsionando e retirando por sucção dos fragmentos.

BENEFÍCIOS

A anestesia tópica e a incisão auto-selante levaram a cirurgia de catarata a um nível mais alto. Com gotas anestésicas, não há necessidade de injeção dolorosa de anestesia, o que retarda a restauração da visão e pode causar inchaço e descoloração da pele. Muitos pacientes podem ver claramente após a cirurgia. Atualmente, na maioria dos casos, é possível retornar a atividades como leitura e condução em pouco tempo.

LENTES INTRA-OCULARES

Hoje, existem lentes capazes de corrigir todos os erros de refração, permitindo assim dispensar o uso de óculos de prescrição.

RECUPERAÇÃO

As pessoas têm períodos de recuperação diferentes, mas de acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (EUA), 98% dos pacientes melhoraram a visão após a cirurgia. Uma visão melhor do que os pacientes tinham antes de desenvolverem cataratas. Uma vez retirada, a catarata não retornará. Nos casos em que a névoa da membrana se desenvolve por trás da pupila após a cirurgia, um tratamento rápido e no escritório pode ser realizado com YAG LASER.

EVOLUÇÃO DA CIRURGIA DE CATARATA

Os últimos 30 anos foram marcados por grandes realizações em cirurgias de cataratas. Até a década de 1970, a cirurgia consistiu em uma extração completa da lente com a ajuda de um cryo-cateter. Esta cirurgia foi chamada de facectomia intra-capsular ou FIC, que consistiu em um congelamento da lente que mais tarde foi “retirada” da sua posição original. Além das limitações e complicações inerentes à técnica, esse procedimento só foi realizado sob anestesia geral, com o paciente ter que se deitar por até uma semana. Após a evolução, o FIC foi substituído por facectomia extra-capsular ou FEC, na qual a lente é totalmente removida, preservando o saco capsular, que posteriormente serve como suporte para o implante da lente intraocular. Esta técnica, ainda amplamente utilizada hoje, permitiu uma recuperação visual rápida, além de uma melhora na qualidade visual final do paciente. Atualmente, temos lentes intraoculares de facoemulsificação e dobramento. Esta cirurgia pode ser realizada através de anestesia tópica (gotas de gotas oculares) ou por bloqueio local, decisão tomada pelo oftalmologista de acordo com a experiência do cirurgião e análise de cada caso.

Acesso rápido

< Voltar

O que achou deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados